É muito comum ver em salas
de educação infantil espaços reservados para as crianças brincarem
“livremente”, mas livres do que?
Toda ação dentro do âmbito
escolar deve estar munida de objetivos e significados, e por mais que
aparentemente essas crianças estejam apenas brincando, há por trás a
possibilidade de construção de saberes pelo sujeito de uma forma mais
prazerosa.
E para entendermos melhor a
função dos cantos, temos que primeiramente entender a importância desse brincar.
O brincar, além de ser
direito constituído pelas políticas públicas de nosso país (Carta Magna Brasileira (BRASIL
Constituição,1988), O Estatuto da Criança e da Adolescência (BRASIL, Lei
8.069/90) e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (BRASIL. Lei
9.394/96), entre outros documentos internacionais), é
também fundamental no processo de desenvolvimento de nossas crianças, não há
como propor momentos de brincadeira “livre” se não possibilitarmos materiais,
espaços e possibilidade de ampliação de repertório. Podemos dizer que não
existe um brincar livre, mas sim espaços bem estruturados, significativos e
intervenções feitas pelo educador no momento oportuno, que permitem as crianças
criarem as mais diversas maneiras de construir o brincar simbólico.
O QUE SÃO OS CANTOS?
Os Cantos ou Cenários Lúdicos são
locais construídos por professores e alunos, espaços sociais como uma cozinha,
uma padaria entre outros, que a criança já tem contato em sua vida cotidiana.
Ou até mesmo para grupos maiores jogos de regras e situações no campo da ficção
(fantasia).
Desenvolvemos estes senários
em nossas creches pois é através desse brincar que a criança poderá recriar e
repensar os acontecimentos, favorecendo a auto estima, transformando
conhecimentos prévios em conceitos gerais, estabelecendo vínculos com outros sujeitos,
criando e seguindo regras, ampliam a linguagem oral e gestual além do simples
prazer pelo brincar.
Assim o papel do professor
como descrito no RCNEI vol I. é tornar esse brincar mais significativo de
acordo com sua turma e faixa etária, observando,registrando e intervindo
somente quando necessário, propiciando as crianças encolherem os temas que
desejam brincar possibilitando que as mesmas recriem e estabilizem aquilo que
sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento.
Creche Brilho do Aprender
Gerente: Elza Marina
Coordenadora: Aline Jacob
Professoras: Janaina Vieira, Fernanda
Torres e Raquel Portela.
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