Com suas raízes fincadas na Grécia antiga, o pensamento pedagógico, ocupa os filósofos mais antigos até os atuais.
Sócrates, considerado o fundador da filosofia ocidental,contribuiu solidamente para definir o que viria a ser educação: "sabedoria"-isto é. conhecer o mundo e a si mesmo.Significando que voltando para seu interior o homem chega a sabedoria e se realiza como pessoa.
Defensor do diálogo como método de educação, Sócrates considerava muito importante o contato, o diálogo com os alunos.Acreditava que possuindo a capacidade de autodomínio,se adquire a capacidade de auto conduzir-se,livre é o homem que não se deixa escravizar e segue princípios, que por intermédio da educação, afloram de seu interior. "Para saber mais:Grandes Pensadores- Vida e obra de educadores que fizeram história, da Grécia aos dias de hoje" (Revista Nova Escola-Fundação Victor Civita - Edição Especial VL 2 pg 10).
COMÊNIO:
O primeiro teórico da educação a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança.
João Amós Comênio - nascido em 1592 na atual Republica Tcheca, foi uma personalidade dominante na história da educação. Estudioso e ao mesmo tempo trabalhador em escolas, seus estudos não eram apenas teóricos, mas como ninguém antes dele, tinham bases em suas práticas escolares portanto sua teoria foi fruto de meditações, estudos e experiencia pessoal.
Seu livro Didactica Magna, marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente.
Foi o principal teórico de um modelo de escola que deveria ensinar tudo a todos, incluindo os portadores de deficiência, e as meninas, na época excluídos da educação.
Também traz uma nova concepção de criança, num tempo que a educação era praticada como um castigo. Comênio reagiu a esse modelo com uma pergunta: "porque não se aprende brincando?". Para saber mais: Paul Monroe- A história da educação - pgs 217/218/219. Revista Nova Escola- Grandes Pensadores pgs 32 e 33. Fundação Victor Civita.
MICHEL DE MONTAIGNE.
Filósofo, nasceu na França em 1533, foi educado em casa e
até os 6 anos só falava e entendia o latim. Sua principal obra ENSAIOS,
apresenta sua concepção de educação, em
três volumes: DA EDUCAÇÃO DAS
CRIANÇAS e DA AFEIÇÃO DOS PAIS PELOS
FILHOS, DA PEDANTISMO, e inaugurou um gênero literário(ensaios).
Foi o primeiro filosofo a falar em “cabeça bem feita” como objetivo de ensino em detrimento de uma “cabeça-cheia”,dizia
: trabalhamos para encher a memória, deixando o entendimento e a consciência vazios,
uma questão que está no cerne dos teóricos
da educação atuais.
Para MONTAIGNE, o
objetivo principal da educação, seria permitir á criança a formulação de
julgamentos próprios, também propunha conhecer culturas e experiências diversas,
daquela que o aluno está familiarizado, para treinar a capacidade de pensar, de
analisar, e acostumar-se a opiniões diferentes.
Muito importante a contribuição deste filósofo.
Para saber mais:
Revista Nova Escola- Grandes Pensadores , páginas 29,30 e 31. Livro História da
Educação- Paul Monroe, páginas 201,202, 203, 204 e 205.
Jean-Jacques Rousseau
“Que a criança corra, se divirta, caia cem vezes
por dia, tanto melhor, aprenderá mais cedo a se levantar”
Rousseau - nasceu em Genebra na Suíça em
1712. Sua mãe morreu no parto. Viveu com o pai algum tempo, depois foi viver
com parentes da mãe, e aos 16 anos partiu para o mundo. Aos 30 anos foi muda-se
para Paris, em 1756 já é famoso pelos seus ensaios, quando se recolhe ao campo
até 1762, período que escreve - Emílio
- minucioso trabalho sobre educação, uma descrição passo a passo para formação
de um homem e um cidadão.
Portanto Rousseau acredita na educação
como processo, como viver, com duração para a vida toda. Sua pergunta: "O
que devemos pensar dessa educação bárbara que sacrifica o presente a um futuro
incerto, que sobrecarrega a criança preparando-a para uma pretensa
felicidade"...
"A educação não é mais um processo
artificial, áspero, repressivo de todas as inclinações naturais. A sua
finalidade não deve ser modelar a criança em um padrão
convencional".
Rousseau foi o profeta que denunciou
males do passado, oferecendo um esboço do moderno. Foi a inspiração dos
reformadores da educação. Foi o percussor da psicologia social considerando
natureza, instinto, tendências e capacidades de cada ser humano, e seu ponto
forte: educação é um processo natural.
Para saber mais: Revista Nova Escola:
Fundação Victor Civita – Grandes Pensadores – Jean Jacques Rousseau páginas 38,
39, 40.
Friedrich Froebel
Filho de um pastor protestante,
Froebel nasceu na Alemanha em 1782. Estudou informalmente em uma faculdade,
tornou-se professor, fundou escolas, em 1826 publicou seu livro “A Educação do
homem”. Dirigiu orfanato, fez formação de professores. Todas suas experiências
serviram para que fundasse o primeiro jardim de infância, que foi proibido pelo governo. Depois os jardins de infância se espalharam pela Europa e Estados
Unidos.
Froebel – um pensador da educação,
que também foi educador, foi um dos primeiros a considerar o início da
infância, como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas.
Os ensinamentos de Froebel são
utilizados até hoje – como as brincadeiras consideradas por ele, desde aquele
tempo, como o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Brincar não é só
diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a
finalidade de entendê-lo.
Foi um dos primeiros pedagogos a
falar em auto-educação, um conceito que teria importância só no início do
século 20.
Froebel defendia a educação sem
imposições as crianças, porque segundo ele, as crianças passam por diferentes
estágios de capacidade de aprendizado, e assim antecipa as idéias do pesquisador
suíço Jean Piaget.
Froebel via a educação como uma
atividade em que escola e família caminham juntas, mais uma característica da
prática na educação contemporânea. Para saber mais: Revista Nova Escola –
Grandes Pensadores – páginas 47,48 e 49.
1 comentários:
Uma bela reflexão sobre o inicio da Educação Infantil.
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