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quinta-feira, 29 de junho de 2017

CANTOS LÚDICOS NAS SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

É muito comum ver em salas de educação infantil espaços reservados para as crianças brincarem “livremente”, mas livres do que?
Toda ação dentro do âmbito escolar deve estar munida de objetivos e significados, e por mais que aparentemente essas crianças estejam apenas brincando, há por trás a possibilidade de construção de saberes pelo sujeito de uma forma mais prazerosa.
E para entendermos melhor a função dos cantos, temos que primeiramente entender a importância desse brincar.
O brincar, além de ser direito constituído pelas políticas públicas de nosso país (Carta Magna Brasileira (BRASIL Constituição,1988), O Estatuto da Criança e da Adolescência (BRASIL, Lei 8.069/90) e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (BRASIL. Lei 9.394/96), entre outros documentos internacionais), é também fundamental no processo de desenvolvimento de nossas crianças, não há como propor momentos de brincadeira “livre” se não possibilitarmos materiais, espaços e possibilidade de ampliação de repertório. Podemos dizer que não existe um brincar livre, mas sim espaços bem estruturados, significativos e intervenções feitas pelo educador no momento oportuno, que permitem as crianças criarem as mais diversas maneiras de construir o brincar simbólico.

O QUE SÃO OS CANTOS?
Os Cantos ou Cenários Lúdicos são locais construídos por professores e alunos, espaços sociais como uma cozinha, uma padaria entre outros, que a criança já tem contato em sua vida cotidiana. Ou até mesmo para grupos maiores jogos de regras e situações no campo da ficção (fantasia).
Desenvolvemos estes senários em nossas creches pois é através desse brincar que a criança poderá recriar e repensar os acontecimentos, favorecendo a auto estima, transformando conhecimentos prévios em conceitos gerais, estabelecendo vínculos com outros sujeitos, criando e seguindo regras, ampliam a linguagem oral e gestual além do simples prazer pelo brincar.

Assim o papel do professor como descrito no RCNEI vol I. é tornar esse brincar mais significativo de acordo com sua turma e faixa etária, observando,registrando e intervindo somente quando necessário, propiciando as crianças encolherem os temas que desejam brincar possibilitando que as mesmas recriem e estabilizem aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento.


Creche Brilho do Aprender
Gerente: Elza Marina
Coordenadora: Aline Jacob
Professoras: Janaina Vieira, Fernanda Torres e Raquel Portela.

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